A consulta  

A Consulta Pediátrica

 

 

Como deve ser uma consulta com a(o) pediatra?

     Uma consulta pediátrica deve gerar confiança e empatia. O médico que você escolheu deve ser capaz de esclarecer todas as dúvidas que o preocupam e estar pronto para orientar sobre os cuidados necessários ao adequado crescimento e desenvolvimento de seu filho.

     Para isso, ele espera de você a colaboração necessária para que ambos atinjam o resultado planejado. Portanto, dê informações relevantes e detalhadas e mantenha um relacionamento cordial e permanente. Faça de suas consultas um motivo de satisfação, uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos e trocar idéias.

     Seu filho deve ir ao pediatra para acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento, e não só quando está doente. As consultas de acompanhamento e orientações recebem o nome de consultas de puericultura, e devem seguir o intervalo de tempo recomendado pelo médico, dependendo de cada caso.

Horário de atendimento

     O atraso a uma consulta médica atrapalha o atendimento de outras pessoas. Da mesma forma, chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Portanto, programe-se para chegar na hora marcada.

     Um atraso do médico no atendimento, geralmente significa que um outro paciente precisou de uma atenção diferenciada, ou atendimento de urgência em um horário prévio. Caso seu filho fosse este paciente, você se sentiria grato pelo atendimento não esperado. Por isso, é recomendável que você telefone para a secretária e pergunte se há algum atraso previsto antes de sair de casa ou do trabalho para comparecer ao atendimento.

Acompanhantes

     Nas consultas médicas de uma criança é recomendável que ela sempre esteja acompanhada por um responsável que saiba dar as informações corretas sobre o que está acontecendo com a mesma. Mas lembre-se, não exagere no número de acompanhantes, isso atrapalha o andamento do atendimento. Um ambiente tranqüilo deve ser preservado para que as informações fornecidas sejam devidamente entendidas. O ideal é que no máximo dois acompanhantes estejam presentes.

Cronologia

     Procure fazer um resumo dos dados de seu filho antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer. Isto ajudará você a se lembrar de tudo que queira perguntar, e facilitará o raciocínio do médico.

Medicação

     Anote todos os medicamentos que seu filho usa habitualmente ou usou nos últimos tempos, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. É importante que você saiba informar qual a dose da medicação e o tempo de uso. Se possível, leve as receitas destes medicamentos para a consulta.

     Caso seu filho já tenha apresentado alergia a algum medicamento, informe ao pediatra qual foi o tipo de remédio usado e quais reações apresentou.

Exames

     Leve os exames mais recentes que tiver do seu filho. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, seu filho estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

     Você ajudará o pediatra a interpretar os resultados destes exames se colocá-los na ordem cronológica em que foram realizados.

Dúvidas

     O momento da consulta ao pediatra deve ser bem aproveitado. Esclareça todas as suas dúvidas. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido. Caso você tenha alguma dificuldade, peça ao seu médico para escrever para você. Pergunte se ele dispõe de folhetos impressos com mais esclarecimentos sobre suas dúvidas ou se ele tem um site na internet, onde você possa encontrar informações mais detalhadas.

Como se preparar

     Uma consulta de pediatria dará ênfase à história clínica completa da criança. Desde a gestação até os dias atuais. Os responsáveis devem ser capazes de fornecer dados sobre pré-natal, nascimento, crescimento, desenvolvimento, alimentação, vacinação, história familiar e social, além de falar sobre o ambiente em que vive a criança.

     Após a história completa virá o exame físico, que deve ser realizado com a criança totalmente despida. Por isso, é recomendável que você leve seu filho à consulta vestido com roupas de fácil manuseio. Que facilitem a troca.

Leve sempre fraldas e uma roupa de reserva, para evitar surpresas...

Lembre-se

     O resultado do tratamento depende também de você, de suas informações, de sua dedicação em cuidar de seu filho e dar-lhe as medicações nas doses e horários recomendados. Entre em contato com o pediatra em caso de dúvidas.

Lembrete

Nas consultas periódicas,
lembre-se de levar o cartão de vacinação.
A prevenção é o melhor remédio!